Thursday, November 11, 2010

Criança pode comer açaí?

A temporada do funga-funga chegou por aqui. Daí que o Diego perde o apetite e eu fico desesperada tentando inventar alguma coisa que ele coma. Os pratos prediletos (canja, sopa de ervilha, feijão, sopa de letrinhas, massa na manteiga) não fazem mais efeito. O danado vira o rosto. Só come um pouco de arroz, iogurte e toma leite. Só. Quer dizer, ele adora açaí. Faço pra mim uma vez por semana, no dia que vou jogar tênis, e ele fica abrindo a boquinha pra ganhar uma colherada. Dei uma vez e ele adorou. Pede mais e exige com granola. Achei ótimo, mas daí bateu a preocupação: criança pode comer açaí? Uma amiga que mora no norte do Brasil disse que sim. Lá as crianças estão acostumadas a comer açaí. Mas o problema é que a polpa que eu compro tem um pouco de guaraná. Será que ainda pode?

7 comments:

  1. Adriana, li que o açaí é um alimento alérgeno que deve ser evitado até 1 ano (assim como kiwi). Inclusive minha irmã é alérgica a açaí. Mas se o Diego já comeu e não deu nada, não vejo problema. É fruta. É só não exagerar, por causa da gordura e, se tem guaraná, por causa da cafeína.

    ReplyDelete
  2. Fiquei com medo por causa da cafeína, mas ele não ficou subindo pelas paredes depois que comeu. Uma amiga comentou uma vez que os pediatras no Brasil liberam café com leite pras crianças. Então acho que um pouco de cafeína não deve fazer mal, será?

    ReplyDelete
  3. Amada, caminho do meio... não deves te preocupar se o Diego comeu açaí e se tem guaraná. Tu mesmo disseste que ele estava inapetente, não comia nada. As pessoas conhecem o guaraná como energético, sabias que o guaraná é regulador térmico? Quando fomos para Fortaleza, eu sentia muito calor, os médicos receitaram guaraná. Quando retornamos para o Sul, em pleno inverno, um tempo antes tomei guaraná, foi um santo remédio. Tirei de letra o frio, depois de tanto calor. Quando vocês eram crianças o Pediatra dizia para eu não me preocupar, vocês não morreriam de fome por não comer durante um dia, é comum a criança ter alguns periodos de inpatência seja por gripe, quem sabe tem algum dente nascendo, dói prá caramba... O Sábio Interior do Diego, sabe o que ele deve comer, as crianças estão conectadas. Bem, se ele exagerar, depois de um dia, não aceitar outro alimento, suspende, passa para uma dieta sucos, é deliciosa. Beijos no coração, Grandmother

    ReplyDelete
  4. Oi Adriana,
    Obrigada pela visita. Não vejo problema com o açaí nem com o guaraná, em doses pequenas, claro.

    Quanto à falta de fome do Diego pode ser uma fase de crescimento. Pitico ficou praticamente um mês só comendo laticínios (queijo, leite e iogurte). De repente começou a se interessar por tudo que via, e agora tenho que meio que limitar as experiências, pois tinha medo dele desenvolver obesidade (não que ele tenha propensão, mas melhor não dar chance).

    Fica tranquila.

    Boa sorte.

    http://quaseumaalema.blogspot.com/

    ReplyDelete
  5. Adriana,
    Eu sempre tomei açaí desde pequena, já que meu pai é paraense e por lá todo mundo toma, mas não sei quanto ao guaraná...
    Mas acho que em pouca quantidade não tem problema, né?!
    Quando meu filho não quer comer nada, tento dar o iogurte, sanduiche de pao de forma e queijo, e na hora do almoço, as vezes ele aceita farofa de ovo. Sei que não é a melhor opção, mas ovo é proteína e ele adora...
    Mas tudo passa, são as fases.
    Bjs
    Gi

    ReplyDelete
  6. Não podemos controlar O MOMENTO em que a criança vai querer comer, mas quando a fome bate, dai nos - os pais e responsáveis - temos 100% de controle sobre O QUE elas vão comer.

    Ditos tradicionais não circulam por acaso. E aquele que diz que a fome faz o melhor tempero tem sua razão de ser.

    Como, na pratica? Simples: "Ah, não quer comer a canja agora? Então esta bem, meu filho. Vou guarda-la e ela estara esperando ate voce ter fome". E dai obviamente não sirva ou permita nenhuma outra comida, suco, ou guloseima - somente agua, a vontade.

    Eu garanto que em algumas horas a criança estara saboreando sua canja com o maior prazer. E vai pedir mais.

    Mesmo que sua receita não seja das melhores...

    ReplyDelete
  7. Tomei açai nas minhas 3 gravidezez,os dois mais velhos tomam e repetem,mas eu peço só a polpa com açucar,acho com guaraná muito forte pra criança.
    A minha unica recomendação é quanto a procedencia do açai,é bom sempre perguntar, o meu sogro é que traz pra ele toda vez que vai ao Pará, comprando sempre da mesma pessoa que conhece há anos.Entao é de confiança.Porque ha um tempo atras aqui no Brasil,nao sei se lembra, mas moeram o babrbeiro,Transmissor da doença de Chagas e algumas pessoas faleceram em consequencia da doença de Chagas.Foi triste,porque envolveu o açai e a cana de açucar.Por isso reforço sempre da pessoa perguntar a procedencia do açai.
    Espero ter ajudado.
    Beijos
    Stephanita
    beijos
    Stephanita

    ReplyDelete

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
eXTReMe Tracker